ensaio de compactação do solo
DEPARTAMENTO ACADEMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
UNIDADE CURRICULAR: GEOTECNIA I
PROFESSORA: GIOVANACOLLODETTI
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO DO SOLO
INTRODUÇÃO
A compactação é um método de estabilização do solo por meio de processos manuais ou mecânicos. Este método tem como propósito tornar o solo mais homogêneo e denso, melhorando as suas características de resistência, grau de deformação e permeabilidade. A resistência do solo é proporcional ao seu grau de compacidade quando é submetido a determinado esforço. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação necessita-se uma determinada umidade, denominada de umidade ótima de compactação. Esta umidade é estabelecida em laboratório por meio da medida da massa específica do solo em diferentes teores de umidades realizado no recipiente cilindro de Proctor.
As massas específicas são representadas em gráfico, em função da umidade, e a máxima massa específica, obtida na curva, define a umidade ótima de compactação do solo.
O ensaio a ser apresentado fora realizado no dia 14 de abril de 2014 no Laboratório de Materiais e Solos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Florianópolis. Este processo conhecido como ensaio de Proctor padronizado pelas normas da ABNT NBR7182 é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra.
O processo de compactação dos solos é utilizado na área da construção civil em construções de barragens, preenchimento com terra em espaços atrás de muros de arrimo, camadas construtivas de pavimentos entre outras.
OBJETIVO
O presente trabalho tem como finalidade determinar a relação o teor de umidade ótima, que conduz a uma densidade máxima do solo com uma energia de compactação. Apresentando as etapas de como fora realizado o experimento, os gráficos necessários de cada amostra e possíveis soluções para os problemas encontrados.