ELETRICA
CIRCUITO MISTO
Relatório desenvolvido para a disciplina de Metodologia Científica,
CURITIBA
2014
1. OBJETIVO
Analisar circuitos mistos, medindo tensão, corrente e resistência nos seus resistores, para conferência de valores práticos e valores teóricos.
2. MATERIAL UTILIZADO
Multímetro Digital
Resistor de fio 330Ω, 180Ω, 560Ω
Fonte de alimentação
Cabo de ligação
3. INTRODUÇÃO
Um circuito misto é composto por um conjunto de resistores em serie e em paralelo. Para se calcular a resistência equivalente de um circuito misto deve se calcular primeiro os resistores que estão em paralelo, até que se transforme em um circuito em série simples. Após isto é só somar as resistências conforme a fórmula para circuito em série que é REQ= R1+R2+R3. Em seguida utiliza-se a fórmula V= R.i para que se encontre a tensão e corrente total, e em cada resistor individualmente.
4. MÉTODOS E RESULTADOS
4.1 Experiência 1:
A experiência desenvolvida em laboratório constituiu-se em verificar as diferenças e semelhanças, entre os valores teóricos, e os valores práticos, de um circuito misto. Utilizou-se no primeiro experimento resistores de fio colocados da seguinte maneira: R1=180Ω, R2 e R4=560Ω, R3= 330Ω, ligou-se os resistores em paralelo e em série formando um circuito misto (como mostra a ilustração 1), então ligou-se em uma fonte e aplicou-se uma tensão de 20 Volts.
R1
20 v R2 R4
R3
Ilustração 1
Mediu-se com auxílio de um multímetro intensidade de corrente (i), e tensão assim como a tensão em cada resistor utilizado, e com os resultados obtidos comparou-se os valores obtidos tanto na pratica como na teoria como mostra o quadro 1 e 2 a seguir.
Resistência (Ω)
Tensão (V)
Intensidade (i) ampère (A)
R1 180
V1 3,6V
I1