gás metano e efeito estufa
Um dos aspectos negativos do metano é que ele participa da formação do efeito estufa, colaborando, desta forma, para o aquecimento global.
Perigo para a saúde
Se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardíaca, incosciência e até mesmo danos no sistema nervoso central.
Oléo de Palma: No Brasil, o plantio é de destaque para os estados do Pará, Amapá e Bahia. No entanto, os maiores produtores mundiais do óleo de palma são a Malásia e a Indonésia, e é aqui que a polêmica começa: nestes países, as áreas de floresta usadas para o plantio do óleo são os habitats remanescentes de animais ameaçados, como o tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango. Por aqui, acho que já está claro que o cultivo do óleo também pode ameaçar a floresta amazônica, sua biodiversidade e a moradia de comunidades indígenas.
Apresenta também grandes perigos para a saúde humana, uma vez que, se por um lado, na forma gasosa, interfere com o sistema respiratório, exercendo um forte efeito irritante, bem como danos elevados a nível celular, náuseas, vómitos, tosse, bronquite, inflamação e edema da laringe ou pulmonar.
Por outro lado, na forma líquida, pode causar graves queimaduras, tanto nos olhos como na pele, tendo assim um efeito corrosivo. Em ambos os casos, é fatal para o Homem.
Em termos ambientais, em contacto com a água torna-a imprópria para qualquer uso, pondo em risco a vida animal e vegetal, quer por queimaduras quer por desidratação, respectivamente.
O cloro tem sido documentado em agravar a asma, especialmente em crianças que nadam muito em piscinas cloradas.
O consumo de cloro duplica o risco de câncer da bexiga e do reto.
O cloro é ligado a anomalias cardíacas congênitas, defeitos congênitos, distúrbios reprodutivos, e o colapso do sistema imunológico
O cloro é associado a condições de pele como eczema, acne, psoríase, seborreia e muitos males da pele e do couro cabeludo.
Dois novos estudos concluem que o consumo por