ensaio de coloração de cores
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC
Escola Técnica Tupy – ETT
Curso Técnico em ______________
Disciplina: ____________________
Professor: ____________________
Alunos: ____________________________________________________________ NOTA: __________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________
Turma: __________________
PRÁTICA: Ensaio de Coloração de Chama
OBJETIVO: fazer o teste de chamas, observar as mudanças de cores.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:
7 tubos de ensaio: cloreto de cálcio; cloreto de estrôncio; cloreto de bário; cloreto de sódio e cloreto de potássio, cloreto de lítio e cloreto de cobre.
7 fios metálicos para os tubos de ensaios.
Bico de Bunsen
1 Becker 25 ml
Ácido clorídrico
PROCEDIMENTO:
Foi aceso o fogo do bico de Bunsen e calibre a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Após a homogeneização, que é a agitação do tubo utilizado com o elemento contido dentro dele, mergulha-se o fio de cobre em seu respectivo tubo de ensaio na solução da amostra em questão levando o mesmo até a chama. Os setes elementos contidos na experiência (Cálcio, Estrôncio, Bário, Sódio, lítio, cobre e Potássio) são separados, assim como cada um dos seus fios de cobre e tubos de ensaio.
Em seguida leva-se ao bico de Bunsen, que nada mais é que a chama, para obter o resultado das colorações, foi utilizado um pouco de acido clorídrico para limpar os fios metálicos para tirar os resíduos que ficavam no fio.
RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados das colorações são: Elemento
Cálcio
Estrôncio
Bário
Sódio
Potássio
Lítio
Cobre
Cor
Laranja
Vermelho
Amarelo
Amarelo queimado
Lilás
Rosa
Verde