INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
Marina Moreira Lopes
Natasha Gomes
Pedro Filipe de Lima Borges
Raphael Silva Fiorese
Ensaio de coloração da chama- Estrutura Atômica
Venda Nova do Imigrante
2015
Marina Moreira Lopes
Natasha Gomes
Pedro Filipe de Lima Borges
Raphael Silva Fiorese
Ensaio de coloração de chama-Estrutura Atômica
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina química I, Curso Agroindústria, no Instituto Federal do Espírito Santo.
Prof. Drª. Emanuele Catarina da Silva Oliveira
Venda Nova do Imigrante
2015
RESUMO Este relatório apresenta uma experiência que tem como objetivo detectar os elementos formadores de um determinado composto, através do ensaio de coloração de chama. As substancias em análise foram expostas à região da fusão chama do bico de Bunsen e observadas, assim, a cores transmitidas à chama. Além disso, buscou observar a chama do Bico de Bunsen, seu uso no laboratório e as precauções a serem tomadas ao ser manuseado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 GERAL 6
2.2 ESPECÍFICO 6
3 MATERIAIS E REAGENTES 7
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
4.1 PREPARAÇÃO 8
4.2 EXPERIMENTO 8
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
6 CONCLUSÕES 10
7 ANEXOS 11 14
8 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O teste de chama é um procedimento usado na química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que pode ser detectado com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. O teste de chama é rápido e fácil