ensaio de chamas
Bruna Cáceres Guimarães Pacheco da Silveira (graduando em eng. Química/UNIFACS, bruna.psilveira@hotmail.com ), Carla Ferreira Santos Rangel Cruz (graduando em eng. Química/UNIFACS, carlinha_cruz@hotmail.com), Laís de Jesus Caldas (graduando em eng. Química/UNIFACS ,laiscaldas_dels@hotmail.com ), Marcela Pinheiro Muller (graduando em eng. Química/UNIFACS, marcela-muller@outlook.com ), Naiza Lima Silva ( graduando em eng. Química/UNIFACS, nlsnai@hotmail.com ) e Victoria El Akkari Ponte (graduando em eng. Química/UNIFACS victoria_akkari@hotmail.com ).
Orientador: Leila Aguilera ( leila.campos@pro.unifacs.br) .
Palavras Chave: Sais, ensaio, chama, coloração, elemento químico, elétron, observação, eletrosfera, camada, radiação.
Resumo:
No experimento realizado, nós buscamos descobrir a coloração característica de cada o sal estudado, ao entrar em contato com o fogo. Assim, utilizando o método de ensaio de chama, pudemos observar que cada sal emite uma cor própria. Isso ocorre devido à absorção e posterior liberação de energia pelos elétrons que ficam dispostos na eletrosfera.
De acordo com Bohr, os átomos possuem níveis de energia com quantidades já determinadas. De acordo com seus postulados, quando um elétron salta de uma camada para outra, após receber certa quantidade de energia, ao retornar para seu nível original de energia, emite-se uma radiação em forma de luz. O experimento Ensaio de chama é usado para identificar o cátion das substancias, devido a cada uma já ter uma cor especifica para seu cátion.
RISCAR FÓSFORO
OBSERVAR
Repetir o experimento com os demais sais.
O ensaio de chama é um procedimento usado para testar a qualidade de certos metais presentes em compostos químicos. O ensaio consiste em introduzir uma amostra em uma chama e na observação da cor resultante.
Durante o experimento de análise de sais por ensaio de chama, observou-se que os sais apresentam cores de chama