ATPS matematica Financeira
- Passo 01
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
A) Capítulo dois – “Fundamentos da matemática financeira”.
A matemática financeira e uma das maiores ferramenta que se usa no nosso dia –a – dia. E o mercado ele esta estruturado para vender cada vez mais rápido para nos consumidor.
E nem sempre as operações estão bem claras para o consumidor na hora quando ele for comprar alguma coisa na hora de parcela se vai ser mais vantajoso ou pagando a vista se o desconto será cedido.
E demonstrar diferença entre juros simples e compostos. As operação financeira em sua maioria se apoia em duas formas de capitalização a simples e a composta. Muitas decisões tomada pelo Banco Central (Bacen) por exemplo: afeta diretamente tais operação.
-Noções de juros simples:
A definição da capitalização de juros simples ela se aplica direto do conceito da matemática que o básico. Então o valor da divida pode ser calculada de forma linear ou ate mesma da maneira intuitiva.
Ao realizar qualquer calculo financeiro nos temos que verificar a taxa e o tempo que ela esteja na mesma base.
-Noções de juros compostos:
O regime de capitalização de juros composto se paga juro do valor presente, mas há uma diferença pequena e importante, o valor inicial deve ser corrigido período a período e as correções são sobrepostas e sucessivas sobre períodos. Em função de um juros concentrado.
B) Juros Simples (Lineares): No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. A fórmula de juros simples pode ser escrita da seguinte maneira:
FV=PV(1+i . n)
Significados:
FV: Valor Futuro;
PV: Valor Presente;
I: Taxa de juros;
N: Número de períodos.
C) Juros Compostos (exponenciais): No regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso,