enigma de kaspar hauser
Aluna: Sabrina Bett José
O enigma de Kaspar Hauser
O Filme conta a história de um menino que vivia acorrentado em um cativeiro onde um homem o alimentava. Kaspar viveu nessa situação até o dia que esse homem, o abandona em uma praça em Nuremberg no ano de 1828, com aproximadamente 15 anos, ele não sabia falar e nem andar, tinha um comportamento diferente de todos, e desejava ser um cavaleiro como seu pai.
Passou a conviver com a família do guarda do presídio, o filho deste guarda é quem o ensina a pronunciar algumas palavras. A família ensina Kaspar a tomar o seu primeiro banho e aprender a usar talheres. Era nítido que Kaspar tinha mais afinidade com animais e crianças.
As autoridades decidiram enviá-lo para um circo, onde ele é exposto a humilhações junto com outras pessoas que a sociedade considerava “aberrações”, eles conseguem fugir do circo e são perseguidos, Kaspar se esconde e é encontrado por um professor. Após algum tempo ele é “adotado” por este professor, que passa a cuidar e a ensina-lo mais coisas. Kaspar apesar de ter aprendido a falar e a escrever, não conseguia aprender os símbolos.
Ao decorrer do filme Kaspar Hauser acaba sofrendo dois atendados, no ultimo ele procura o professor para contar-lhe o que aconteceu, e no local onde Kaspar sofreu seu último atentado o professor acaba encontrando um bilhete que sugeria o motivo pelo qual tentaram-no matar, fica subentendido que quem o atacou poderia ser seu próprio pai. Kaspar não resiste e acaba morrendo ao lado de todos aqueles que de algum modo tentaram-no cuidar.
Com o filme conseguimos compreender o quanto a linguagem, a escrita o simbolismo e toda a cultura em geral, é de suma importância para nós. Por mais que Kaspar tenha aprendido a falar e escrever, ele nunca conseguiu passar a compreender os simbolismo.