Enigma de Kaspar Hauser
Kaspar Hauser permaneceu em cativeiro por longos anos de sua vida, no inicio do filme ele foi apresentado como uma pessoa mal cuidada e que sabia falar apenas a palavra Horse (cavalo em inglês).
O seu suposto pai aparece nas próximas cenas ensinando-o a escrever o seu nome, prometendo dar-lhe um cavalo de recompensa, em seguida o ensina a andar para posteriormente o deixar sozinho em uma praça apenas com uma carta na mão que dizia ser para o cavaleiro chefe do local.
Um homem o encontra imóvel exatamente no lugar onde o senhor que cuidava de Kaspar o deixou. Quando viu que a carta era para o soldado o levou até as autoridades, onde permaneceu em uma cela por algum tempo e aprendeu algumas boas maneiras com uma família que o alimentava.
No local, o jovem rapaz convivia com duas crianças, uma deles era um garoto que o ajudava no aprendizado. Havia um bebê na família com a qual Kaspar convivia e em um certo momento ele o carrega e demonstra saber que foi rejeitado no começo de sua vida.
Sem recursos para mantê-lo, as autoridades o deixaram como atração de um circo, e em seu primeiro dia de demonstração ele foge quando é encontrado por um senhor que o leva para a casa e que acaba o acolhendo por mais de 2 anos.
Neste tempo, ele demonstra grande evolução, conseguindo dialogar e até questionar a respeito da existência de Deus. Antes de ser adotado, Kaspar nunca havia ouvido falar de espiritualidade, por conta disso não demonstra ter noção do que isto significa para as pessoas, as quais tiveram a presença de pais ou entes próximos que o ensinaram o sentido da vida, e a existência de um ser superior.
Apesar do seu desenvolvimento, o rapaz não consegue resolver questões complexas de Lógica quando é questionado por um professor da área. Neste momento ele demonstra sua ingenuidade, pois acredita apenas na honestidade do ser humano, respondendo indevidamente a uma pergunta do mestre.
Em um jantar, no qual Kaspar está prestes a