Engenheiro
Professor: Euclides Santos Bittencourt Data: 04/03/13 Prova: 1ª Unidade
Aluno (a):__________________________________________________________
ATIVIDADE DIRIGIDA – 02
“Positivismo e Normativismo”
Introdução
Quando falarmos em positivismo estaremos nos referindo principalmente ao seu método cientifico. Uma das principais características dos positivistas é a tentativa de aplicar o método das ciências exatas as ciências sociais, pois como o racionalismo era muito valorizado o conhecimento válido seria aquele proveniente da razão.
Em Hans Kelsen temos o POSITIVISMO NORMATIVISTA, que foi um pensamento antagônico a qualquer teoria naturalista, metafísica, sociológica, histórica, antropológica, etc. Hans Kelsen utiliza a metodologia do positivismo jurídico, que identifica que o que não pode ser provado racionalmente não pode ser conhecido. Isso é uma profunda influência do positivismo na formação das ciências de modo geral. Sendo a pureza metodológica baseada na ausência de juízo de valor.
É bem que se diga que uma das coisas que Kelsen tentou alcançar foi à autonomia das ciências utilizando-se para isso o método positivista (o método das ciências exatas).
Pede-se:
i) Conforme assertiva acima sobre positivismo nas ciências, o aluno (ou grupo) deverá (ão) identificar e relacionar no artigo: Heresias do nosso tempo, Livraria Tavares Martins, Porto, 1956; os pontos de convergências com o positivismo das ciências econômicas e ciências exatas.
ii) Atendido o item (i) anterior, discuta em grupo as percepções obtidas na leitura do artigo, se todas as relações que ocorrem na humanidade têm vieses na economia e engenharia? Elabore uma lauda apontando as dimensões a seguir: Autonomia, Independência, Engenharia e Economia, Engenharia e realidade e Engenharia e Sociedade.
iii) Debate entre os grupos para acumular conhecimento sobre a