engenheiro
1º MÓDULO EDIFICAÇÕES
Resumo aula 6 de física (telecurso)
CONCEITO DE FORÇA
Podemos dizer que o conceito de força, está presente no nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando empurramos ou puxamos algum objeto, porque a física diz que quando fazemos isso estamos exercendo uma força sobre ele. Mas também temos que lembrar que podemos exercer uma força sobre um objeto sem precisar encostar nele. Um exemplo disso é a Força Gravitacional, porque ela também atua a distância.
Mas uma que é muito importante sobre o conceito de força é que a Força é uma Grandeza, e toda grandeza para ser bem definida precisa do valor, da direção e do sentido e então é conhecida como Grandeza Vetorial; por isso dizemos que é um vetor.
Para representar uma Grandeza Vetorial se coloca uma setinha em cima da letra que representa esse vetor. Ex: o F com uma setinha em cima é = VETOR FORÇA; o F sozinho é = VALOR ou MÓDULO.
As Grandezas de Deslocamento, Velocidade e Aceleração também são Grandezas Vetoriais, porque elas também dependem do sentido e da direção.
COMO ESTABELECER UM PUXÃO – PADRÃO
A Terra atraí os objetos de maneira distinta, quanto maior a massa do objeto, maior é a força de atração. Foi pensando nisso que inicialmente adotou o KgF, que é a força que a Terra atrai um objeto cuja massa é kgF. Uma vez definido o padrão, precisamos de instrumento que seja capaz de comparar o padrão com outras forças. Esse instrumento é chamado de dinamômetro que são na verdade molas.
SOMANDO FORÇAS
Força na mesma direção, mas em sentido contrario se subtraem, a força na mesma direção e no mesmo sentido se somam.
FORÇA RESULTANTE
O módulo da força resultante ao quadrado é igual ao Fr2=F12+F22=2.F1.F2.COS DE ALFA