Influência das emoções na cognição
INTRODUÇÃO
No trabalho, serão definidos os termos “cognição”, “emoção” e “sentimentos”. Após, será analisada a relação da cognição com a afetividade, a visão de Antônio Damasio sobre o assunto e a questão da neurofisiologia.
COGNIÇÃO
Cognição é o processo de conhecer. Envolve a atenção (involuntária ou voluntária), a percepção através do sistema sensorial, memória, o juízo que afirma ou nega um conteúdo afirmável, o raciocínio que conecta juízos, a imaginação (reprodutiva ou criativa), o pensamento e o discurso (comunicação ordenada).
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Emoções são rupturas no equilíbrio afetivo; sentimentos são estados afetivos mais estáveis e duradouros. Podemos classificar emoções e sentimentos em: I – Emoções primárias – ligadas ao instinto de sobrevivência; II – Emoções secundárias – estados mais complexos; divididos em sensoriais e vitais; III – Emoções Mistas – conflito de estados contrastantes; IV – Sentimentos anímicos e espirituais – Sentimentos anímicos se dão na relação do eu com o mundo de valores. Já os espirituais se dão na relação com o mundo de valores absolutos, como a estética ou a religião.
PERSPECTIVA HISTÓRICA
Desde a Antiguidade, razão e emoção foram tratadas como coisas diferentes, sendo essa inferior àquela. Assim disseram filósofos como Platão, Descartes e Kant. Jean Piaget foi o primeiro pensador a questionar essa dicotomia, defendendo que emoções e cognição são diferentes, porém inseparáveis. Nessa linha seguiram nomes como Lev Vigotsky e Henri Wallon.
VISÃO DE ANTONIO DAMASIO
Atualmente é a visão mais discutida sobre o assunto. Antonio Damasio, médico neurologista, demonstra a relação emoções, biologia e pensamento. Para ele, as emoções são fundamentais no processo de aprendizado, pois são elas que o iniciam.
NEUROFISIOLOGIA DAS EMOÇÕES
AS TRÊS UNIDADES DO CÉREBRO HUMANO
As três unidades cerebrais, da mais antiga para a mais nova,