Engenheiro
A água residuária tratada, após desinfecção com cloração, será encaminhado preferencialmente por gravidade para o corpo hídrico mais próximo. Futuramente o esgoto tratado após desinfecção poderá ser reaproveitado para irrigação de áreas verdes do município, desde que sejam incluídos acessórios e equipamentos adequados para esse fim.
PRÉ-TRATAMENTO
O pré-tratamento é composto por um gradeamento de barras paralelas, para remoção de sólidos grosseiros, seguido pela caixa desarenadora, cuja finalidade é reter sólidos de menor diâmetro.
GRADEAMENTO
O esgoto doméstico normalmente traz consigo sólidos grosseiros (estopas, panos, plásticos, etc.) que, em casos normais, são facilmente separáveis. A sua retirada do esgoto é importante para o perfeito funcionamento da ETE, seja pela eficiência do tratamento biológico ou pelo bom desempenho dos equipamentos existentes. O material retido nas grades deve ser removido com frequência, de modo a evitar represamento a montante e consequente aumento de nível, possibilitando o transbordo de esgoto bruto. A remoção deve ser realizada através de um rastelo, de forma manual pelo técnico responsável pela limpeza. O material removido será depositado em um cesto perfurado, adaptado no próprio canal, permitindo que o líquido livre retorne ao desarenador e receba o devido tratamento. O material sólido do cesto será posteriormente ensacado e encaminhado ao aterro sanitário.
DESARENADOR
Junto com os sólidos grosseiros podem existir no esgoto partículas de areia e terra, principalmente nos períodos chuvosos, que necessitam ser separados. A importância dessa remoção é evitar que essas partículas agridam principalmente o conjunto moto-bomba e causem entupimentos nas tubulações e