Engenheiro
Para a transmissão de energia elétrica entre dois pontos existem numerosas soluções tecnicamente viáveis, porém, somente algumas são capazes de satisfazer a demanda em nível satisfatório e proporcionar o transporte sob custos mínimos. Os estudos de otimização sobre linhas de transmissão visam encontrar o melhor serviço de padrão ótimo a custo mínimo adequado ao caso particular.
A rigor, o trabalho de projeto mecânico se inicia somente após os estudos de otimização, quando a escolha final já tenha sido feita, com a definição da classe da tensão, tipos de estruturas, bitolas e composições dos cabos condutores e pára-raios, composição das cadeias de isoladores, etc.
Entende-se por projeto mecânico de uma linha de transmissão, a determinação de todos os esforços atuantes sobre os elementos de que a compõe, para efetuar o seu dimensionamento adequado, produzir desenhos de detalhes construtivos e de montagem e as respectivas especificações e instruções.
O corpo do trabalho foi predominantemente estruturado a partir das referências [2] e
[3], onde há a explicação detalhada das partes que foram apenas citadas no corpo deste texto.
O livro também deixa apenas indicado a existência de alguns dados, nesse caso foi necessário recorrer à NBR 5422/1985 da ABNT, que é a normatização, disponível no Brasil, que regulamenta os projetos de LT’s.
Em primeiro momento a discussão foi direcionada a apresentar metodologias recomendadas para determinar os fatores causadores de solicitações, ou seja, os esforços devido a pressão dos ventos sobre os elementos componentes das linhas e daqueles devido às variações das temperaturas. Foram feitas também considerações sobra a segurança das linhas admitindo possíveis falhas, assim como o estudo do comportamento elástico dos cabos.
Os cabos condutores são elementos ativos na transmissão de energia elétrica e são mantidos sobre tensões elevadas, todos os demais elementos da linha devem ser dimensionados de