Engenheiro
Curso Engenharia de Controle e Automação
2° semestre
ATPS
ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO
Professor: GUSTAVO AMOROSO
Alunos:
PEDRO AUGUSTO CURYLOFO
RA: 5201943611 / 2°B ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Ribeirão Preto, 05 de Abril de 2013
Sumário
Sumário 2
Etapa 1 3
Passo 2 3
Resistores 3
Conceito 3
Tipo de resistores 3
Parâmetros de dimensionamento. 4
ETAPA 2 5
Passo 2 5
Fonte de tensão continua. 5
Conceito 5
Características 5
Equipamento de medição de tensão. 6
Multimetro 6
Osciloscópio 6
Etapa 1
Passo 2
Resistores
Conceito
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Tipo de resistores
Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas.
Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.
Resistores de Carvão: São os mais antigos e geralmente mais baratos. Neles, os grãos de carvão são misturados com um material de preenchimento e inseridos em um envoltório tubular. Nos primeiros resistores, o carvão era misturado com borracha vulcanizada, contudo, hoje utiliza-se um preenchimento cerâmico. O valor da resistência é