engenheiro
Experimento: Bancada Hidráulica
Disciplina: Mecânica dos Fluídos
Engenharia Mecânica – 5º Semestre
Bauru – 06/03/2014
COLUNA PIEZOMÉTRICA OU PIEZÔMETRO
É constituída por um simples tubo de vidro ligado ao um reservatório, que permite medir diretamente a pressão (figura 1).
Para se medir a pressão com este equipamento, é necessário conhecer o peso especifico do fluido, que irá influenciar na altura da coluna, geralmente o fluido utilizado é o mercúrio, pois este possui um alto peso especifico que diminui a altura da coluna.
Figura 1 – [Brunetti, F, 2008]
Porém, o piezômetro apresenta algumas limitações em seu uso, que são causadas por esse equipamento apresentar três defeitos:
1) A altura h, para pressões elevadas e para líquidos de baixo peso especifico, será muito alta (Brunetti, F, 2008).
Para demostrar essa limitação, considere a água com pressão de 105 N/m2 e de peso especifico 104 N/m3, a altura da coluna formada será:
O que torna inviável o uso deste equipamento para grandes pressões.
2) Não se pode medir pressões de gases, pois eles escapam sem formar a coluna h (Brunetti, F, 2008).
3) Esse equipamento não possibilita medir pressões efetivas negativas, pois nesse haverá a entrada de ar no reservatório e não formará a coluna com altura h.
MANÔMETRO COM TUBO EM U
A figura 2 ilustra este equipamento, em que é possível medir pressões efetivas negativas. Se isso ocorrer, a coluna de fluido do lado direito ficará abaixo do nível A-A. A figura 2.b mostra o mesmo manômetro com a inclusão de um fluido manométrico que, em geral, é o mercúrio, devido ao seu grande peso especifico, diminuindo-se a altura da coluna que se formaria com outros líquidos de peso especifico menor. A presença do fluido manométrico permite a medida da pressão de gases, já que impede que estes escapem (Brunetti, F, 2008).
Figura 2 – [Brunetti, F, 2008]
Os manômetros de tubo em U, que são ligados a