Engenheiro
A dolarização de uma economia significa que o país adota o dólar como moeda oficial, substituído e eliminando sua moeda nacional.O termo dolarização não se aplica apenas é adoção do dólar americano como moeda nacional. Também é chamada de dolarização a adoção de outras moedas nacionais, como o euro.Exemplos de países onde houve dolarização são o Panamá e o Equador. A opção de dolarização foi altamente discutida na Argentina, antes da crise econômica que ocorreu no final de 2001.
esse processo pode ocorrer de duas formas:
1- troca total e adoção da nova moeda, onde todo movimento econômico é realizado da nova moeda
2- a moeda nacional tem valor equivalente ao dólar, paridade de 1 por 1
a dolarização é positiva pois fortalece a economia junto ao cenário mundial, e negativo pois tona se vulnerável a oscilações do mercado internacional, além de que o pais não pode ter politica monetária própria.
SWAPS – os swaps são contratos que servem para proteger os financiamentos da variação da taxa de juro.
Tal como aconteceu com as empresas públicas, centenas de empresas privadas recorreram a este mecanismo para cobrirem os riscos de uma subida desenfreada da EURIBOR.
No entanto, estes contratos têm-se revelado de alto risco porque geram ganhos mínimos para as empresas num cenário de subida de taxas de juro e perdas significativas quando as taxas descem.
É usada a palavra swap, que no português é troca, porque estes instrumentos permitem substituir uma taxa variável por uma fixa (e vice e versa). Têm chegado aos tribunais muitos processos a contestar a comercialização destes derivados. EURIBOR – é uma das principais taxas de referência do mercado monetário da Zona Euro. Indica a taxa de juros média dos empréstimos interbancários sem garantia da Zona Euro.
Mercantilismo
Pode-se definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O