ana gabriella
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
PROFESSORA: Marco Luna
DISCIPLINA: Física
Resumo do texto: Ecohouse – A casa ambientalmente sustentável
Capitulo 5 do livro fala sobre a ventilação, que é um movimento do ar dentro de um edifício e entre uma edificação e o externo. O que o capitulo mais aborda é a questão do uso do ar fresco, o ar natural. Ele da varias alternativas para o arquiteto poder usar esse ar. Se não for possível, ele também da algumas sugestões de outros tipos de ventilação, por exemplo as ventilações artificiais. Ele também aborda o assunto de como evitar problemas de umidade na residência. O vento e a ventilação são coisas distintas. O vento por exemplo é muito variável e pode ser apresentado de formas semelhantes.
Poucas pessoas dão importância ao fator ventilação. Muitas pessoas esquecem e acham que não precisam se preocupar. Porem, o vento pode ser seu ‘amigo’ ou ‘inimigo’, pois pode ocasionar fatores tanto favoráveis como desfavoráveis. A vários tipos de ventos, cada um com um nome, com uma personalidade e potencial bom ou ruim. Por esse motivo, a pessoa que for construir alguma edificação tem que tomar cuidado, pois tem que saber na região, se os ventos são fortes, fracos, quentes, frios por exemplo. Pois assim fica mais fácil de se pensar e fazer um projeto. O ar fresco ele serve para muitas coisas, uma delas é deixar o ambiente agradável, ele também serve para evitar a formação de umidade em um ambiente. Como exemplo: cozinha, banheiro, lavanderia e se houver uma concentração de umidade nos quartos. A parte do conforto é fundamental, pois se o ambiente não for confortável, iluminado e arejado, este ambiente deixa de ser um cômodo utilitário, e passa a ser uma coisa desagradável.
Projetos de edificações passivas são pensando no relacionamento entre as temperaturas internas e externas. Em regiões temperadas ou em climas quentes, uma edificação passiva bem projetada consegue evitar os ganhos solares