Engenheiro
Resumo do manual de aplicação da NR-17
Aluno : Marcos José Barbosa da Silva Filho
1. Introdução
Este resumo visa expor de modo simplificado os pontos importantes do manual de aplicação da norma regulamentadora 17, que dá importantes diretrizes para a análise, diagnóstico e adequação dos ambientes de trabalho as características de seus trabalhadores.
2. Resumo
O manual de aplicação da NR-17 começa com algumas definições do que se entende por ergonomia. Basicamente, a ergonomia é o estudo da interação do homem e seu ambiente de trabalho, e dos problemas que essa interação possa gerar.
A norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adequação do ambiente de trabalho às características de cada trabalhador. Para adaptarmos o ambiente para os trabalhadores, uma importante informação deverá ser investigada. Quem são os trabalhadores? A NR-17 nos expõe algumas características do comportamento do ser humano que fazem parte do consenso dos estudiosos, e que devem ser levadas em consideração na hora de se analisar e propor novas soluções ergonômicas. Essas soluções, quando implantadas, deverão trazer maior segurança e conforto para os usuários daquele ambiente. Porém, para se avaliar o conforto e a eficácia das melhorias propostas, é de caráter obrigatório a opinião dos trabalhadores, seja para investigar as inadequações existentes no ambiente de trabalho, seja para solucioná-las. Vale lembrar que muitas das inadequações se devem ao fato de que a execução do trabalho se difere da sua concepção inicial, ou seja, a prática é diferente da teoria.
Para que seja feita uma análise ergonômica eficaz, deve-se conhecer claramente qual é a demanda. Para isso, o auditor do trabalho deverá fazer um relatório da análise ergonômica. Esse relatório deverá mostrar claramente o objeto de estudo, quais os métodos utilizados para se investigar as demandas e quais são as propostas para solucioná-los.
A análise ergonômica