Engenheiro
O termo energia é tão amplo que é difícil pensar em uma definição concisa. Tecnicamente, a energia é uma grandeza escalar associada ao estado de um ou mais objetos.
Após um número muito grande de experimentos, os cientistas e engenheiros confirmaram que se o método através do qual atribuímos números à energia é definido adequadamente, esses números podem ser usados para prever os resultados de experimentos e, mais importante, para construir máquinas capazes de realizar proezas fantásticas, como voar, gerar energia. Esse sucesso se baseia em uma propriedade fascinante de nosso uni verso: a energia pode ser transformada de uma forma para outra e transferida de um objeto para outro, mas a quantidade total é sempre a mesma (a energia é conservada). Até hoje, nunca foi encontrada uma exceção desta lei de conservação de energia. A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule, assim como a unidade de trabalho de uma força. Essa unidade foi em homenagem a James Prescott Joule, um físico britânico. Ele estudou a natureza do calor e descobriu as relações com o trabalho mecânico.
ENERGIA CINÉTICA
A energia cinética, cuja a abreviatura é Ec, define-se como a energia associada ao movimento dos corpos.
As diversas qualificações da energia podem ser reduzidas a duas formas fundamentais de energia: a energia cinética e aenergia potencial.
São exemplos de manifestações de energia cinética a energia elétrica associada ao movimento das cargas elétricas, a energiatérmica das partículas em movimento, a energia hidráulica, a energia eólica, a energia das marés, entre outras.
A energia cinética pode ser classificada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação.
A primeira define-se como metade do produto da massa pelo quadrado da velocidade no instante considerado. Ec = 1/2 x (m x v2)
Esta energia é tanto maior quanto maior for o valor da velocidade do corpo e/ou a massa