Engenheiro
Os cruzamentos da Rede hartmann são chamados de "pontos geopatogênicos" pois emitem raios gama e V-e. Esses pontos podem, ainda, emitir V+e, VMe, raios alfa, raios beta e feixes de nêutrons. Quando uma pessoa fica sobre esses pontos por muito tempo (dormindo, trabalhando etc.) ela poderá desenvolver inúmeras doenças. Os pontos geopatogênicos foram foram denominados pelos antigos sábios chineses de "porta de saída do dragão" e os rios subterrâneos eram chamados de "veias do dragão".
As linhas de Rede Hartmann, nos dois sentidos, são alternadamente de carga positiva e de carga negativa. Assim sendo, os pontos geopatogênicos poderão ser de três tipos: positivos (+ com +), negativos (- com -) e bipolares (+ com -). A exposição a esses pontos gera o chamado "estresse geopático" que debilita o organismo e favorece o aparecimento de processos patológicos. Os efeitos fisiológicos do estresse geopático incluem, entre outros, os seguintes:
a) troca de polaridade da membrana celular, gerando ionizações anômalas;
b) alteração da ressonância protônica das moléculas protéicas;
c) anomalias das ligações de hidrogênio;
d) anomalias da regulação basal do mesénquima; (Rede de tecido conectivo embrionário originada no mesoderma. Forma os tecidos conjuntivos do adulto e os vasos sangüíneos e linfáticos).
e) Desequilíbrios hormonais;
f) Desvio dos valores do pH;
g) Fomento de anomalias vegetativas (p.e. cistos, verrugas e tumores);
h) Alteração das oscilações da coluna vertebral;
Dependendo da polaridade do ponto geopatogênico, as manifestações do estresse geopático, serão diferentes.
Estresse Negativo (Yin)
Neste caso, o campo negativo extrai energia do organismo, gerando desordem hipoenergéticas e predispondo-o aos processos degenerativos e malignos. Como exemplo, temos fadiga crônica, artrite, hipotensão arterial, esclerodermia, esclerose múltipla, câncer. É freqüente a inversão do spin (rotação de uma partícula atômica sobre