Engenheiro
Resolvi desenvolver minha análise de duas formas, com a análise do texto e posteriormente, expondo minha opinião sobre cada tópico.
TEXTO
Primeiramente, o que chama a atenção sobre o texto é a referência de que diversos autores que trataram do tema Cultura Organizacional, concordam que o desenvolvimento japonês, pós Segunda Guerra, deve-se devido à cultura do povo japonês junto à suas organizações.
OPINIÃO
Acredito que a rápida ascensão do Japão, após terem grande parte do país destruído pela guerra, perderem territórios, pessoas e ainda conviver com diversas perdas que qualquer guerra gera, tem várias faces, não somente a cultura japonesa de trabalho.
A ocupação temporária do Japão pelas forças aliadas, durante quase 7 anos, a dissolução do poder do imperador, liberação ao voto feminino, abertura ao mercado externo e grande suporte político e financeiro americano, que visava impedir o nascimento de uma cultura anti-americana ou que o Japão se aliasse aos comunistas e se militarizasse novamente.
Não discordo que a cultura japonesa de trabalho seja suficientemente forte para garantir que os japoneses tenham sucesso recriando produtos de outros países, porém não vincularia seu sucesso a apenas a esse quesito.
TEXTO
É feita uma menção sobre os problemas entre os valores orientais das empresas japonesas instaladas nos Estados Unidos, onde a cultura individualista é predominante.
OPINIÃO
Valores e crenças são muito particulares e difíceis de alterar. É natural que qualquer pessoa resista a mudar. Não é possível estabelecer uma empresa, com cultura tão diferente dos trabalhadores, sem que isso gere, pelo menos inicialmente, conflitos.
As empresas precisam conceber um plano de “adaptação” dos funcionários à cultura da empresa, para que os valores sejam percebidos e introspectados pelo colaborador ou para que a empresa se adapte à cultura local.
Como exemplo, podemos citar a