Engenheiro
Curso:Engenharia Civil
Série:4ºano
Turma:A
Turno:N
Professor(a): M.sc. Janaina de Melo Franco
Disciplina:PROJETO INTEGRADOR III
Acadêmicos:YURI RIBEIRO TANAKA
RA:1007572
Acadêmicos:ANDRÉ CARDOSO
RA:1013742
INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:
OYAMA, R. Aplicação dos princípios da construção enxuta em uma obra vertical. 2010. p.60. TCC( Curso em Engenharia Civil) – Universidade da Amazônia, Belém – PA. 2010
1 INTRODUÇÃO
Com a criação do conceito “Mentalidade enxuta” no início da década de 90, baseado no sistema Toyota de produção, muitas empresas estão aderindo e discutindo esse tema.
A construção enxuta é uma adaptação da produção enxuta desenvolvida pelo Sistema Toyota de Produção (STP) de Taichi Ohno que surgiu na indústria automobilística dos anos 50 no Japão. Essa época foi marcada por filosofias do
Total Quality Management (TQM) e do Just-in-Time (JIT), entre outras com o objetivo da remoção de desperdícios através de uma abordagem prática.
Uma característica marcante do setor da construção civil é o elevado percentual de desperdício. A falta de planejamento e gerenciamento, ou a improvisação dos mesmos, gera desperdício de materiais, de mão-de-obra e baixa produtividade. Para que essas perdas sejam evitadas é necessário racionalizar a construção substituindo práticas rotineiras e convencionais por processos sistemáticos.
O mercado da construção civil está aquecido e cada vez mais as empresas investem em técnicas e novas práticas de gestão com o intuito de reduzir custos e aumentar a produtividade através de novas filosofias de produção. O termo “lean”, que significa “enxuto”, foi usado no final dos anos 80 por pesquisadores para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador para enfrentar um mercado em constante mudança.
A indústria da construção civil encontra-se em relativo atraso tecnológico comparado com outros setores produtivos do país.
Por se