Engenheiro
A execução de qualquer tarefa num laboratório de química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
1. Objetivo
Esse trabalho sobre vidrarias de laboratório teve como objetivo principal mostrar os principais equipamentos utilizados em analises químicos e a maneira correta de manuseá-los. E informar sobre um experimento para indicar o tipo de água através de um indicador líquido.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 VIDRAÇARIA. Vidraria de laboratório constitui uma vasta variedade de instrumentos e equipamentos que são confeccionados em vidro. São produzidos com a finalidade de experimentos científicos, análises de substâncias, medição e transferências de líquidos. A relevância do vidro na produção de instrumentos para laboratório se dá pela sua transparência, possibilitando melhor visualização no experimento, além de ser muito resistente ao calor e não apresentar alterações por ser um material inerte. Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como por exemplo no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os