Engenheiro de Minas
A Teoria do Direito e a Filosofia do Direito costumam ser abordadas a partir de perspectivas notadamente vinculadas a uma compreensão abrangente do fenômeno jurídico e cujos objetos não se limitam apenas aos fundamentos e às finalidades do Direito e da justiça, estendendo-se a tudo que possa decorrer destes fundamentos e finalidades. Tais perspectivas podem ser chamadas de “correntes jusfilosóficas”.
Diferenciando-se das demais publicações nesta área, pois abre mão de uma perspectiva jusfilosófica própria, a obra Correntes Contemporâneas do Pensamento Jurídico se apresenta ao público como uma verdadeira síntese de contribuições que ilustram as mais variadas posições e visões atuais do fenômeno jurídico. Tendo um perfil editorial inédito no Brasil, a presente coletânea busca possibilitar que as principais linhas do pensamento jurídico contemporâneo sejam apresentadas por aqueles que, ao longo das últimas décadas, consagraram-se como fundadores ou expoentes das suas respectivas correntes jusfilosóficas.
O formato enxuto e o caráter analítico-descritivo que possui a maioria dos textos aqui apresentados, permite-nos afirmar que esta não é uma coletânea restrita aos habitualmente interessados em Teoria e Filosofia do Direito: ao sintetizar aquelas que são as principais filosofias jurídicas contemporâneas estamos levando, mesmo ao leitor não especializado, uma pequena amostra do pensamento de cada corrente, de modo que reforçar a importância do estudo destas é o objetivo final e maior que a presente obra persegue.
Ao abordar isoladamente cada uma daquelas que são consideradas hoje como as principais correntes do pensamento jurídico, possibilitamos ao leitor ter acesso e autonomamente desenvolver interesse por linhas que, em grande parte, só teria conhecimento através de comentadores ou de ensaios monográficos dos próprios autores. Para que a estrutura descritiva e os propósitos ilustrativos da obra fossem mantidos, os artigos foram cuidadosamente