Engenheiro de Minas
O sistema de computadores de bordo que obteve sucesso na Mineração Jundu
unidade de produção de areia industrial da
Mineração Jundu, situada em Analândia, interior de São
Paulo, implantou no ínicio de 2013 um software responsável por realizar a telemetria dos equipamentos moveis da mina e do pátio de alimentação da planta de secagem e que atua como ferramenta de gestão para as operações de transporte e carregamento de minério.
Composta por 6 membros, a equipe de implantação realizou um estudo de campo colhendo informações que possibilitaram a parametrização ideal de cada operação e decidiu pela instalação de computadores de bordo com a plataforma do software em todos os equipamentos moveis, e o investimento resultou em uma alta relação entre custo e benefício.
Para alcançar os resultados, todos os colaboradores diretamente envolvidos passaram por treinamento de utilização do equipamento e só então os dados passaram a ser medidos e transformados em informações gerenciais. O projeto foi desenvolvido dado à necessidade da obtenção de parâmetros precisos de telemetria, importantes para o controle das operações, com foco no consumo de combustível e em fatores de produtividade. Foram estipuladas as metas de 6% de redução do consumo de combustível e 4% de aumento na produtividade horária baseado em simulações e informações do fabricante.
Após 12 meses de implantação, o projeto se mostrou muito eficiente uma vez que todas as
Vista aérea da Mineração Jundu, Unidade Analândia
metas foram alcançadas e superadas. Apurou-se a redução de
17,9% no consumo de combustível e aumento de 6,3% na produtividade horária da mina/pátio fazendo com que o retorno do investimento se concretizasse em apenas 8 meses.
Atualmente a Mineração Jundu está desenvolvendo uma nova etapa do projeto, reformulando as parametrizações existentes
e