Engenheiro Civil
Mecânica dos Solos B
Aula 1
Profa. Gisleiva
ADE SAME TO
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por Adensamento de solo a diminuição dos seus vazios com o tempo, devido a saída da água do seu interior. Este processo pode ocorrer devido os seguintes fatores: -
acréscimo de solicitação sobre o solo devido: construção de uma estrutura; construção de um aterro; rebaixamento do nível do lençol freático; drenagem do solo.
2 TIPOS DE DEFORMAÇÃO
O solo apresenta vários tipos de deformação quando solicitado e cada tipo exige uma metodologia própria para a sua avaliação. Isto ocorre devido os seguintes fatores:
-
heterogeneidade do solo;
-
grau de saturação;
-
umidade;
-
tipo de mineral predominante.
Neste caso, estaremos estudando a deformação lenta de solo finos saturados.
3 ADENSAMENTO DE SOLOS FINOS SATURADOS
Todos os materiais sofrem deformação quando sujeitos a uma mudança de esforços, mas a deformação de solos, principalmente solos finos saturados, não é instantânea, mas sim com o tempo. Assim, quando uma camada de solo fino saturado suporta um edifício, podem ser necessários vários anos para que os recalques estabilizem.
1
CEATEC - Engenharia Civil
Mecânica dos Solos B
Aula 1
Profa. Gisleiva
A principal diferença entre material estrutural (concreto) e o solo é que, no primeiro, as deformações conduzem geralmente à mudança de forma, sem variação de volume, ao passo que no solo os dois fenômenos são importantes, ocorrendo tanto variação de forma quanto de volume.
Entretanto, considerando a grandeza dos esforços aplicados e o solo saturado, as compressibilidades dos minerais e do líquido contidos nos vazios são desprezíveis.
Portanto, a única razão para que ocorra variação de volume é a saída da água dos vazios do solo. A saída da água do interior de um solo saturado depende da sua permeabilidade. Em solos granulares com alta permeabilidade, a água sai de forma instantânea.