Engenheira Civil
Trabalho avaliativo do 1º bimestre do 9º semestre para a matéria de Fundações do curso de Engenharia civil, campus OS, Universidade Anhanguera/ UNIBAN.
Orientador: Sérgio Braz
Osasco
Abril 2013
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo fornecer conhecimento sobre as normas/ processo de sondagem rotativa, de acordo com a instrução normativa – 07, alem de tipos de equipamentos, métodos de execução, interpretação de resultados obtidos pela execução da sondagem e interpretar estas informações d maneira clara para o cliente final.
SUMÁRIO
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Definição
Sondagem Rotativa é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto mecanizada, com finalidade de obter amostras de materiais rochosos, continuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.
Identificação
As Sondagens Rotativas serão identificadas pela sigla SR, seguida de numero indicativo. Em cada obra o numero indicativo deve ser sempre crescente, independentemente do local, fase ou objetivo da sondagem. Quando for necessária a execução de mais de um furo num mesmo ponto de investigação, os furos subsequentes terão a mesma numeração do primeiro, acrescida das letras A, B, C, etc.
O processo de perfuração por circulação de água, associado aos ensaios penetrométricos, deve ser utilizado até onde se obtiver, nesses ensaios, uma das seguintes condições de acordo com a NBR 6484:
a) quando, em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador-padrão;
b) quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador-padrão; e
c) quando, em 5 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para a penetração dos 45 cm do amostrador-padrão. NBR 8036/1983 - no seu item 4.1.1.2 as sondagens devem ser, no mínimo, de uma, para cada 200m²