engenheira civil
Aperfeiçoamento em Engenharia de Planejamento – Turma 8
Pós-graduação
22 de maio de 2014
A importância do Plano de Contratação no Planejamento de Projetos Aline Monteiro
Engenheira Civil alinacio@ig.com.br Thaís Silveira
Analista de Planejamento thaispcs@oi.com.brINTRODUÇÃO O ambiente das organizações apresenta-se cada vez mais desafiador. O "plano de contratação" neste contexto globalizado vem ser um fenômeno organizacional presente em todos os momentos e é um dos documentos a serem produzidos pela equipe de planejamento do projeto.
Nos dias atuais, o plano de contratações de projetos e obras está diretamente ligado à engenharia de planejamento porque interfere diretamente no processo de aquisições de recursos e pode ser considerado um potencial para melhoria dos processos sendo imprescindível para o sucesso de um projeto.
O planejamento da contratação deve desenvolver os seguintes requisitos da contratação: o modelo de prestação de serviços, o objeto da contratação, o modelo de seleção de fornecedores e o modelo de gestão do contrato. O processo resulta a garantia de uma contratação mais vantajosa para a organização nos termos do benefício real que se garante auferir da contratação, frente a seus custos e prazo. O plano de contratações deverá ser elaborado juntamente com o desenvolvimento do projeto básico, onde se toma conhecimento das principais aquisições e serviços do projeto, é um documento que contem prazos de contratação, fabricação e execução que são durações ligadas ao cronograma do projeto e caso não haja sincronia de prazos pode gerar sérios danos ao sucesso do investimento.
O planejamento das aquisições é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser mais bem atendidas através da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto e onde contratar.
Este trabalho possibilita, de forma resumida, abordar através