Trabalhos nSGT
567 palavras
3 páginas
O assunto é debatido por estar diretamente relacionado à proteção dopróprio trabalhador, que pode estar exposto à diversas situações de perigo. Além disso, esse projeto tem o objetivo de informar os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos quando não sucede ouso desses equipamentos, e assim identificar as medidas necessárias para a proteção do indivíduo. Há, também, medidas a serem tomadas durante o descarte correto, após o uso desses materiais, colaborandoassim para a não contaminação de pessoas que o fazem e preservação do meio em que se realiza tal ação.Palavras-chave: EPI,importância, riscos, limpeza, descarte.SUMÁRIOPág:1/2
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) NA PREVENÇÃO DO
RISCO BIOLÓGICO E QUÍMICO NA ÁREA DE SAÚDE O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
A adequação do EPI está diretamente vinculada a atividade desenvolvida. São indicados nas áreas clínicas e de apoio diagnóstico. Deve-se almejar a proteção total quando se identifica um risco aumentado de exposição.
Os EPIs devem possuir registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O registro dos mesmos é emitido após testagem que assegure a efetividades desses equipamentos, sendo posteriormente emitido um certificado de aprovação (CA) dos mesmos. Tipos de EPI
• Máscara com filtro químico – indicada para quando o profissional necessite manipular substâncias químicas tóxicas, tais como germicidas com emissão de fortes odores ou a partir da recomendação dos fabricantes.
• Máscara PFF2/N95 – indicada para a proteção de doenças por transmissão aérea
[tuberculose, varicela, sarampo e SARG (síndrome aguda respiratória grave) ].
• Luva de borracha – proteção da pele