Engenharias
As engenharias classificam-se por uma atividade profissional altamente qualificada. Os engenheiros raramente trabalham sozinhos e o fruto do seu trabalho impacta a sociedade como um todo. Portanto é necessário um conjunto de regras de interação que estabeleça o comportamento esperado do engenheiro em relação com os outros indivíduos e a sociedade em geral.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
A ética consiste em códigos de comportamento e cortesia. No mundo da engenharia, a etiqueta se manifesta no respeito da atitude profissional aos empregados, empregadores, clientes e colegas. Diferentemente da etiqueta as violações da lei resultam em punições como prisão e multas.
Em 1976, a Crown Center Redevelopment Corporarion decidiu construir o Hotel Hyatt em Kansas. A empresa de engenharia escolhida para os cálculos estruturais a GCE International e a vigas foram fabricadas pela siderúrgica Havens Steel. O projeto original especificava que as passarelas suspensas para o segundo e quarto andares fossem presas ao teto por um único vergalhão de 14 metros. A siderúrgica Havens havia estabelecido que o único vergalhão era demasiadamente longo para ser fabricado; então propôs que o vergalhão fosse separado em dois. As alterações de projeto foram incorporadas às plantas de engenharia, que foram aprovadas pelo Gillum, presidente da GCE.
Em julho de 1980, o hotel foi inaugurado. Um ano mais tarde a passarela do quarto andar despencou sobre a do segundo andar, matando 114 pessoas e ferindo mais de 200. Em novembro de 1985, Gillum e Duncan foram condenados por grave negligência, má conduta e falta de profissionalismo na pratica da engenharia. Duncan não revisou o projeto que descreviam o novo sistema de suporte de dois vergalhões e não realizou os cálculos do projeto. Embora Gillum houvesse delegado responsabilidade a