importação e exportação
a) Tarifa de importação
b) Subsídio à exportação
c) Cota de importação
d) Acordo voluntário de restrição a exportações
e) Controles sanitários e fitossanitários nas importações
f) Desvalorização cambial
a. É uma taxa cobrada sobre a importação de um produto. Ela pode ser AD valorem, especifica ou mista.
AD valorem: é cobrada um valor percentual do produto importado. A tarifa especifica é cobrado um valor fixo para uma determinada quantidade de produto importado. Já a tarifa mista há uma combinação dos dois tipos de tarifa
b. Que pode ser caracterizado como sendo qualquer tipo de transferência de recursos financeiros feito direta ou indiretamente pelo governo para uma empresa ou setor produtivo e que tenha como objetivo fornecer algum tipo de vantagem na produção estimulando as exportações desestimulando as importações.
c. É um restrição quantitativa para a importação de um produto qualquer, o objetivo é proteger o mercado interno contra o ingresso de produtos estrangeiros beneficiando os produtores nacionais. Normalmente as cotas são instituídas para determinados países ou empresas de algum pais. Ao limitar a entrada de algum produto via cota de importação haverá um aumento do preço deste produto no mercado interno em função da escassez. Na tarifa quem ganha é o governo já na cota quem ganha é a empresa porque pode aumentar o valor de seu produto no mercado e ficar com esta diferença.
d. É um acordo entre dois países para que o parceiro exportador se comprometa a exportar uma determinada quantidade de um produto sem que haja limitações mais severas.
e. Estão associados a imposições de normas que devem ser cumpridas na importação de produtos de origem animal e vegetal com o objetivo de evitar a transmissão de doenças ou contaminações. Os