Exportação e importação
2.1 Fluxo de exportação do Brasil
Destino das exportações brasileiras
As exportações brasileiras escoam em sua grande parte para os maiores mercados do mundo, bem como a China e os EUA. Para esses países são comercializados produtos do setor primário, tais como alimentos e matérias primas, pois são países populosos com grandes projetos de construção e desenvolvimento, bem como necessitam de alimentos oriundos do Brasil como por exemplo Soja, Café, Carne e afins. Com base no gráfico acima, vemos que de 2010 para 2011 o fluxo de exportação brasileira não variou muito no que diz respeito aos grandes parceiros econômicos.
Comercio exterior brasileiro – por fator agregado
Como podemos ver abaixo, a maior parte das exportações do Brasil se dá no setor de Manufaturados (Geladeiras, fogões, etc.) e Básicos (alimentos, matéria prima, etc.). Esse setor é o mais forte na indústria brasileira, a qual ainda caminha ao desenvolvimento no setor de tecnologia.
Ao longo do tempo, exceto pela crise de 2008, a qual afetou o Brasil somente em 2009, vemos que as exportações brasileiras sempre foram aumentando gradativamente em todos os setores, principalmente em seus setores mais representativos.
Intercambio comercial brasileiro – com países desenvolvidos x emergentes
O Brasil não se destaca fortemente no setor tecnológico, isso comparado a países desenvolvidos, comparando-o com países em desenvolvimento, o Brasil apresenta uma tecnologia mais viável (menor preço), porém de uma qualidade inferior. Como podemos ver acima, o intercambio comercial brasileiro com países emergentes de 2005 até hoje superou o intercambio com os países mais desenvolvidos, ou seja, países como a Argentina, china, e países do MERCOSUL em geral, estão fazendo mais transações com o Brasil, tanto nos setores primários quando nos setores terciários (tecnologia).
2.2 Fluxo da importação da argentina
A Argentina, por