Funçoes inorganicas
Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixasconcentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7.
Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.
Propiedades:
As bases, tendo características comuns que as caracterizam como bases, têm uma força que pode variar muito. Uma base forte, segundo a teoria de Bronsted, é aquela que, em solução aquosa se dissocia completamente
Como exemplo de base forte temos o hidróxido de sódio (NaOH). Esta base pode considerar-se completamente ionizada quando, dissolvida em água, a concentração dos iões OH- for aproximadamente igual à concentração inicial da base NaOH.
NaOH(s) → Na+ (aq) + OH- (aq)
Como exemplo de uma base fraca temos o amoníaco. O amoníaco é uma base, uma vez que é capaz de receber um protão (ver Conceito de Ácido e Base) mas, em soluções aquosas, não se encontra totalmente ionizado, uma vez que é uma base mais fraca do que o ião OH- que seria gerado quando este captasse um protão cedido pela água, de acordo com a equação abaixo:
NH3(g) + H2O ↔ NH4+ (aq) + OH-(aq)
Assim, numa dada solução desta base a concentração de OH- será sempre menor que a concentração inicial da base
Classificação:
Você pode classificar uma base usando vários critérios, entre eles o número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação.
1. Conte o número de hidroxilas
Monobases: bases que apresentam um grupo OH-. Exemplos: