Engenharia
Principais causa de incêndio:
A prevençõa contra incêndio não requer o imprego de técnicas e matérias especiais. Um simples cuidado e atenção com os matérias que se usam no dia-a-dia constitui o básico para esta prevenção.
O mal uso da eletricidade e o destino das pontas de cigarro acessas são apontados pelos principais indicadores de incêndio
Efeito térmico
A corrente de curto-circuito provoca o aquecimento dos condutores percorridos, se não for rapidamente suprida por meio de equipamentos de atuação rápida de proteção. Quando as correntes que se fluem pelos condutores são de curta duração (1 a 5 segundos), admite-se que o aquecimento é adiabático, isto é, todo o calor é utilizados no aquecimento dos condutores. Esse aquecimentos pode representar uma redução de resistência mecânica dos condutores , e se ele forem ensolados, a destruição no matéria isolante com risco de incêndio.
Os dijuntores ao interroperem a corrente de curto-circuito limitam a energia que provocaria aquecimento exagerado de condutores e de seus isolamentos. A corrente do curto-circuito a considerar para efeito de proteção da centra elétrica de proteção , e a que é disponível na alimentação.
Proteção
Os componetes elétricos não devem apresentar perigo de incêndio para os equipamentos vizinhos. Os componetes fixos cujas superficies externas possam atingir temperaturas que possam causa perigo de incêndio adjacentes devem: * Ser montados sobre matérias os contidos no interior de matérias que suportem tais temperaturas; ou * Ser separados dos elementos da constrição dos prédios por matérias que suportem tais temperaturas que sejam de baixa condutância térmica.
Plano de emergência
Na prevenção contra incêndio, não se pode a ter apenas o aspectos de segurança da edificação, ao sistema de alarme e o equipamento extintor. É impresidível que os trabalhadores seja treinados com respeitos as atitudes corretas quando ocorres incêndio.
É preciso evitar o