Engenharia
OBRA: Construção residencial unifamiliar
LOCAL:
PROPRIETÁRIO:
1 CONDIÇÕES LOCAIS
1.1 Terreno
O lote apresenta uma declividade para o fundo de aproximadamente 10%, estando o mesmo coberto por vegetação rasteira.
O terreno é servido por todas as benfeitorias públicas tais como: asfalto, água, esgoto, telefone e rede de energia elétrica.
Não há edificações em torno do terreno.
2 SERVIÇOS PRELIMINARES
2.1 Sondagens do subsolo
Deverão ser executados 03 furos de sondagens locados desalinhados, próximos às divisas. (página 34 da apostila).
A sondagem deverá ser do tipo percussão com determinação do SPT (Standart Penetration Test) de metro em metro e executada com equipamentos e metodologias padronizadas pela ABNT.
A profundidade dos furos deverá ser até atingir a camada impenetrável conforme normas.
2.2 Limpeza de terreno
A limpeza do terreno deverá ser executada de maneira a retirar toda a camada superficial de terra vegetal, utilizando equipamento mecânico de porte apropriado. As áreas deverão ficar completamente limpas e desprovidas de tocos, raízes ou outro elemento de material orgânico. O entulho removido deverá ser transportado para o local aprovado pela Prefeitura Municipal.
2.3 Movimentação de terra
Será executado todo o movimento de terra necessário à regularização do terreno, prevendo cortes e aterros, de conformidade com as cotas, os níveis e inclinações apresentados nos projetos da edificação.
Os aterros necessários serão executados com terra selecionada, preferencialmente solo arenoso sem detritos, pedras e/ou entulhos. Os lançamentos serão feitos em camadas de 20 cm, no máximo, compactado com o auxílio de equipamentos mecânicos, visando que o grau de compactação a ser atingido deverá ser igual ao terreno natural.
2.4 Locação da obra
A procedência do serviço de locação, planimétrica e altimétrica, será executada com os devidos instrumentos de acordo com a planta de locação.
O lançamento