Contabilista
ECONÔMICAS
2013/01
PLANOS ECONÔMICOS BRASILEIROS
PROF. CRISTINA VARGAS
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO
O debate sobre o desenvolvimento econômico é um tema recente. Se iniciou com a intensificação do processo de industrialização, que aprofundou as diferenças de rendas entre os países. Os países que implementavam as inovações tecnológicas (revolução industrial) desfrutavam de expansão do nível de renda e emprego, e conseqüentemente aumento do nível de bem estar da população.
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Não existe uma definição universalmente aceita de desenvolvimento. Uma corrente de economistas considera crescimento como sinônimo de desenvolvimento, porém há outra corrente, voltada para a realidade empírica, que entende que o crescimento é condição indispensável para o desenvolvimento, mas não suficiente. Para um país ser desenvolvido deve ter um crescimento da riqueza nacional, da produção, do PIB/PNB. Mas só isso não é suficiente, pois um país pode crescer muito e não distribuir essa riqueza. Assim, para que um país seja desenvolvido, além de crescer, deve apresentar melhorias sociais, tais como acesso a educação de qualidade, saúde, infra-estrutura, liberdade política, preservação ambiental, etc.
Visão de Adam Smith: o desenvolvimento é dado pelo crescimento de mercado. O fluxo circular da renda contínuo garante o desenvolvimento.
Visão de Joseph Schumpeter: um país se desenvolve quando introduz uma inovação. Daí a importância do empresário inovador financiado pelo crédito bancário.
Visão Cepalina: destaca que o desenvolvimento ocorre a partir da mudança da estrutura econômica, social, política e institucional. Essa mudança depende da interdependência entre os três setores da economia. O crescimento econômico deve ser superior ao demográfico. É um fenômeno de longo prazo,pois depende do fortalecimento da economia