Contabilista
Orias Batista Freitas*
Impossível mensurar qual o valor de um contabilista para a sociedade ou uma organização, tão grande é a sua importância.
O contabilista é fundamental para a sociedade e segue princípios, normas de relações sociais e leis, voltados para organização e pessoas, daí ser uma ciência social aplicada.
“A profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com o objetivo de prestar informações e orientações baseadas na explicação dos fenômenos patrimoniais, ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos, tão como a tomada de decisões administrativas, além de servir de instrumentação histórica da riqueza.” (Lopes Sá)
O contabilista é quem registra todo e qualquer fato suscetível de valoração, além de analisar e controlar o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, sendo assim um sabedor de tudo que ocorre no patrimônio das empresas e pessoas, Ele tem que ser um profissional ético, correto, fidedigno, honesto, competente, comprometido e preocupado com o social.
Na administração pública, é o contabilista o profissional capaz de detectar e relatar através de seus relatórios os comportamentos não éticos, daqueles que tratam da “coisa” pública.
O contabilista tem conhecimento e capacidade para acabar com a corrupção nos setores públicos e privados, usando suas técnicas de trabalho.
Toda gestão e tomadas de decisões passam obrigatoriamente pelo profissional da contabilidade. Ele é quem produz os números e informações nas prestações de contas da gestão pública, assim como do privado. O trabalho exercido pelo contabilista é usado inclusive para constituir prova em juízo ou fora dele.
O que o contabilista escritura é considerado como se escriturado pelos proponentes, assim estabelece o código comercial, deste modo o trabalho do contabilista gera conseqüências para os empresários.
Há várias determinações legais que obrigam as empresas a elaborarem a