Engenharia
Um estudo de viabilidade tem por objetivo levantar o nível de receita necessária para cobrir o investimento de um determinado empreendimento. O período deve ser medido em anos, revelando-se, assim, o break-even que é o ponto de equilíbrio. O retorno de um empreendimento depende, todavia, dos elementos produtivos que o compõem (marca, localização, serviços, infra-estrutura e qualidade de recursos humanos entre outros).
Além disso, um estudo de viabilidade tem variação do seu grau de certeza. Quanto mais elevado o número de horas dedicado à sua realização, maior será seu grau de certeza. É normal que depois de definido o empreendimento se realizem novos estudos para aumentar este grau de certeza.
1
O PROJETO
É um conjunto ordenado de antecedentes, pesquisas, suposições e conclusões, que permite avaliar a conveniência (ou não) de destinar fatores e recursos para o estabelecimento de um unidade de produção determinada.
ATIVIDADES EMPRESARIAIS
Tem um certo capital disponível
Estabelece uma unidade de produção
Compra insumos e coordena a produção
Vende a produção
Aumenta seu capital
VENDAS CUSTO LUCRO soma(QX.PX + QY.P Y +.....Qn .Pn ) QxP R-C Quantidade produzida multiplicada Quantidade dos insumos multiplicada Resultado líquido para a empresa pelos preços do bem vendidos pelos preços dos mesmos
FASES DE UM PROJETO
Localização Mercado Tamanho e Engenharia Rentabilidade Rentabilidade Mercado
Localização Mercado Tamanho e Engenharia Rentabilidade
Localização Tamanho e Engenharia
Receitas e Custos
Receitas e Custos
Receitas e Custos
Identificação da Idéia
Estudo de pré-viabilidade
Estudo de viabilidade
2
1. ESTUDO DE MERCADO Quem comprará? Quanto comprará? A que preços comprará?
Identificação do produto Utilização: bens e serviços finais - de consumo: durável ou não durável - de capital bens ou serviços intermediários Seus substitutos e complementos. Vida útil.