Engenharia
Es tecnologia é baseada no envio de pacotes. Ela define os cabos, sinais eléctricos, o formato de pacotes e protocolos para a camada da A camada de sessão do modelo OSI. A partir dos anos 90, a Ethernet tem sido a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem substituído grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.
Nas redes Ethernet qualquer que seja a sua topologia física (barramento ou estrela), têm uma topologia lógica do tipo bus (plug and play
O acesso ao meio físico, por parte dos computadores, é feito por um método baseado em contenção (Contenção significa aguardar numa fila para poder ser servido), conhecido como CSMA/CD. O sistema de correcção de erros depois de os detectar repete a mensagem.
As placas que ligam os computadores ao cabo da rede estão sempre a receber a informação que circula pelo canal comum (o bus). Num dado instante em que está em curso uma transmissão, todos os outros computadores da rede são obrigados a ficar em estado de contenção, isto é, em fila de espera.
Apesar das mensagens transmitidas serem detectadas por todos os computadores ligados à rede, apenas aqueles a quem essas mensagens se destinam se encarregarão de as receber e interpretar. Se um computador pretende iniciar uma transmissão, terá de esperar por um momento em que o canal (bus) esteja livre.
Pode acontecer que dois ou mais computadores iniciem uma transmissão num mesmo lapso de tempo, sem que nenhum deles tenha detectado que o canal já estava a ser ocupado com uma transmissão. Neste caso, ocorrerá uma colisão e como já foi falado, o sistema CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access / Colision Detection) vai corrigir este erro.
Todavia, em redes de maiores dimensões, com grande intensidade de tráfego ou com exigências de taxas de transmissão elevadas, o padrão Ethernet poderá não satisfazer inteiramente.
Recentemente foi criada uma