Engenharia
Página | 2
RELATÓRIO – Disciplina Física Experimental I MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
SOBRAL, 2012
Página | 3
OBJETIVOS 4
MATERIAL 5
INTRODUÇÃO TEÓRICA 6
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL COM GRÁFICOS 7
QUESTIONÁRIO 9
CONCLUSÃO 10
Página | 4
Analisar a partir dos dados experimentais o movimento do móvel, a sua velocidade média e construir um gráfico da variação da posição em função do tempo. A fim de demonstra se o móvel está em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).
Página | 5
01 COLCHÃO 01 UNIDADE GERADORA DE FLUXO DE AR (AZEHEB) 04 SENSORES FOTOÉLETRICO COM SUPORTE 01 CARRO COM HASTE E SUPORTE 01 IMÃ 01 MOLA 01 BOBINA X CABOS 01 CHAVES INVESORA 01 CRONÔMETRO DIGITAL COM ATÉ 4 INTERVALOS SUCESSIVOS 01 FONTE 6/12 VCC.
Página | 6
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento
Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma, podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo que dizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
Como por exemplos um ciclista tenha sua velocidade constante durante todo um intervalo de tempo. Dizemos que o movimento do ciclista, nesse intervalo de tempo e uniforme. Para localizar um corpo em relação a um ponto referencial. Usa-se:
Posição, X representa a variação do deslocamento definido como: X =
Pode-se dizer que a velocidade de um móvel é dada pelo seu deslocamento por unidade de
Como a aceleração de um móvel é dado pela velocidade por unidade de tempo, ou