Engenharia
1.Minério; É um agregado de minerais ricos em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração. Pode ser uma rocha, sedimento ou solo.
2. Mineral de valor; É o que tem interesse econômico.
3. Estéril de mina; Substâncias minerais que não têm aproveitamento econômico. Os materiais (solo, subsolo, rocha) que ocorrem naturalmente na área, não aproveitáveis economicamente, dispostos em camadas (horizontais ou inclinadas), como corpos irregulares ambos encaixados ou intimamente ligados ao minério.
4. Ganga; Mineral que acompanha os minerios metalicos e que não tem interesse metalurgico.É a parte não aproveitada da fragmentação de minerios.
5. Relação estéril/minério; É a quantidade de minério e estério em porcentagem que eu retiro de um para outro. 6. Cava de mina; É a escavação a céu aberto em forma de um enorme buraco, com bancadas (degraus) descendentes para a extração de bens minerais;
7. Concentrado de flotação; Produto da concentração onde o teor do mineral objetivo é elevado concentrado. 8. Rejeito dos processos de concentração; Rochas ou minerais inaproveitáveis presentes no minério e que são separadas deste, total ou parcialmente, durante o beneficiamento. É o material proveniente do beneficiamento do minério de ferro, do qual já foi retirada a parte economicamente importante. Este rejeito pode estar na forma de fragmentos ou partículas secas ou em via aquosa sendo isto dependente do tipo de beneficiamento do minério.
9. Recuperação metalúrgica; Representa a quantidade de metal contida na alimentação que depois da etapa de concentração passou para o concentrado.
10. Recuperação em massa; A vazão de sólidos, que se reporta ao concentrado.
11. Teor; É a razão do contido em relação a massa ou volume de minério. É utilizado na reserva e na produção bruta ou beneficiada. De acordo com a substância é representada como: g/t (grama por tonelada); g/m³ (grama por metro