Barreiras Ribeirinhas
Slide 2 Observa-se também que existe um gradiente de biodiversidade com tendência para aumentar o número de espécies em direção aos trópicos. Mas mesmo nas regiões tropicais, essa biodiversidade não está distribuída uniformemente [...] em florestas tropicais úmidas.
Slide 3 Na tentativa de explicar esse padrão, Wallace, em 1852, dividiu a terra em regiões biogeográficas. Ele buscou encontrar as regiões do globo que teriam uma biota característica, ou que ele acreditava terem evoluído juntos. Baseada principalmente na distribuição de aves e mamíferos, Wallace reconheceu seis grandes regiões faunísticas, como podemos ver na figura. [Dar exemplo de algumas regiões].
Slide 4
Para explicar isso de uma forma mais refinada, o próprio Wallace buscando entender a diversidade de macacos na região amazônica, chegou na ideia que ficou conhecida como ‘hipótese das barreiras ribeirinhas’. Ele observou que de diferentes margens dos rios, ocorriam diferentes espécies de macacos e que isso era um padrão para a bacia amazônica, além de estarem distribuídas em locais diferentes entres os grandes afluentes do Amazônia
Slide 5 Segundo essa hipótese, o rio funcionaria como um agente vicariante, ou seja, ele fragmentaria uma população impedindo que as partes comuniquem-se entre si. Essas populações, por estarem separadas, vão seguir caminhos evolutivos diferentes e por ventura, tornarem-se espécies diferentes.
Slide 6 Existem diferentes metodologias para testar esse tipo de