Engenharia
Considerando as inúmeras consultas feitas ao universo de profissionais das áreas técnicas da engenharia, arquitetura e demais profissões do sistema CONFEA x CREA.
Considerando o reconhecimento da utilidade de nossas informações para o bom desempenho de empresas produtivas.
Considerando a complexidade da absorção de novas técnicas e legislações com interface na produção em geral.
Considerando a confiança que as comunidades da nossa região vem depositando em nossos colegas, quer seja para tranqüilizá-las, quer seja para alertá-las das condições de risco de habitabilidade de suas moradias, sob as mais diversas condições.
Sensibilizaram a AREA, para que norteie a todos seus colegas, associados ou não, no que tange a cobrança justa por estas consultas, até mesmo objetivando a todos que queiram atuar em nossa região.
Pensando assim, a AREA apresentou em assembléia ordinária, uma tabela de honorários referentes à Engenharia Consultiva, com abrangência em todos os municípios que fazem parte da Inspetoria Regional do CREA / SC e, na falta de outras tabelas regionais congêneres, aplicar-se-á em todo o estado de Santa Catarina, a fim de aprová-la e encaminhá-la para sua devida homologação na plenária do CREA / SC.
Nesta tabela foram estabelecidos patamares sintonizados com nossa economia regional, criando 3 (três) categorias, de consultores, a saber; Júnior, Sênior e Máster, já qualificados na tabela inicial e aprovada em plenária.
Como já decorreram 3 (três) anos desde sua última modificação a referida tabela deverá ser reajustada em função de um mix de indicadores e respeitando também o mercado regional de sua abrangência, chegando-se a um índice de 25%, para os profissionais Máster (mais de 20 anos de experiência profissional, ou com doutorado), 33% (com aproximação para cima de qualquer valor quebrado na unidade), para os profissionais Sênior (mais de 10 anos de experiência profissional ou com mestrado) e