engenharia
O dicionário Aurélio define engenharia como a “arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas”.
FORMA DE ATUAÇÃO DA AREA DA ENGENHARIA CIVIL
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
O que é Engenharia da Computação?
A Engenharia da Computação é o campo que trata do desenvolvimento de sistemas computacionais, atuando nas áreas em que os conhecimentos de software e hardware são essenciais e complementares.
Quais as áreas de trabalho?
O Engenheiro de Computação trabalha no design, planejamento, desenvolvimento e teste de sistemas computacionais. Estes sistemas variam em tamanho de pequenos processadores embarcados até massivas redes de servidores.
A demanda por Engenheiros de Computação é contínua, já que a informática está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, com diversas empresas de