sarney
JOSE SARNEY
Nome: Guilherme Prestes Borges Izepon
Serie: 7º ano
Disciplina: Religião
Professor: Elianes
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretende-se fazer um breve apanhado da vida política de um dos maiores nomes da política nacional.
Um homem que sempre esteve a frente de grandes cargos políticos e com sua maneira de “fazer política” é peça fundamental no cenário brasileiro.
HISTÓRICO
Sarney bacharelou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953, época em que ingressou na Academia Maranhense de Letras e fazia parte de um movimento de poetas maranhenses que lançou o pós-modernismo no estado. Ao lado de Lago Burnett, Lucy Teixeira e Ferreira Gullar, o movimento literário foi difundido por meio da revista A Ilha, da qual Sarney foi um dos fundadores[ ,e i]ngressou na carreira política filiando-se ao PSD. Candidatou-se a deputado federal em 1954.
DO PRIMEIRO CARGO POLÍTICO ATÉ A PRESIDÊNCIA
Assumindo pela primeira vez vaga um mandato Câmara dos Deputados em 1955[, migrando para a UDN em 1958, partido pelo qual foi eleito deputado federal em eleições naquele mesmo ano e em 1962 e governador do Maranhão em 1965. Foi eleito e reeleito senador pela Arena na década de 1970 e ficou no cargo até 1985. Presidiu a legenda a partir de 1979, que se tornaria PDS no início de 1980, mas deixou o partido e ingressou no PMDB em 1984, onde se tornou candidato a vice-presidente na chapa de Tancredo Neves para a eleição presidencial de 1985. Eleitos indiretamente por um Colégio Eleitoral, deveriam assumir a posse em março daquele ano; contudo, o presidente eleito, Tancredo Neves, adoeceu e faleceu pouco antes de tomar posse do cargo. Assim, Sarney assumiu a presidência da República em abril.
Desde então José Sarney não se afastou de cargos de grande significância política.
Em 1990, Sarney transferiu seu domicílio eleitoral para o recém-criado estado do Amapá, antigo território federal,