o que é argumentar?
Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso.
A argumentação tem um carácter dialéctico
(diferente da demonstração lógica)pois implica uma resposta da parte do receptor, um confronto de pontos de vista.
A busca da persuasão do auditório poderá ser alcançada por meio de vários tipos distintos de argumento.
Perelman e Tyteca ao levar em consideração a associação de ideias – técnicas de estruturação dos argumentos que buscam o convencimento do auditório – os autores destacam: os argumentos quase-lógicos, os fundados na estrutura do real e os que fundamentam a estrutura do real.
Apresentam-se como comparáveis a raciocínios formais,lógicos ou matemáticos,embora tenham traços peculiares ao campo da argumentação.
Identificam-se
as demonstrações formais,justamente,pelo esforço de redução ou precisão de uma característica não-formal
Valem-se da realidade para estabelecer um elo entre os juízos admitidos e outros que se procura promover.
Os argumentos são obtidos da própria realidade desse auditório,ligando a tese do orador aos valores predominantes do público.
Constituem-se de exemplos, ilustrações,modelos ou, ainda,analogias que refletem as ligações da realidade com o caso particular.
A argumentação pelo exemplo caracteriza-se pela passagem de um caso particular a outro,sucessivamente,com a finalidade de consolidar uma regra geral aplicável a todos os casos.
O caso particular utilizado como exemplo permitirá uma generalização.
A argumentação por ilustração,a contraparte da do exemplo,dá-se a partir da utilização de um caso concreto, a fim de consagrar uma regra já existente.
O caso particular desempenhando o papel de ilustração esteará uma regularidade já estabelecida.
A argumentação pelo modelo constitui-se, a partir de um agir ideal,na criação de um padrão de conduta que deverá ser seguido por todos.
O caso particular,como modelo,incentivará a