engenharia
4.2.1. Metodos
O artigo foi feito através de pesquisas e estudos, de trabalhos já desenvolvidos, observando a necessidade de implantação do controle contínuos dos resíduos sólidos que atingem o controle da drenagem urbana. Usando como base monitoramentos realizados em alguns países, medidas estruturais e outras não estruturais que foram adotadas. Foi observado também problemas que afligem as cidades brasileiras, e com o que estes problemas estão relacionados.
Analisa-se o fato de que existe uma diferença na política de controle de poluição urbana em países desenvolvido e em países em desenvolvimento, vendo assim quais são as principais causas dessas diferenças. Avaliando a pratica da drenagem urbana nos países em desenvolvimento, observa-se o quanto atrasada e difícil está a situação de drenagem, avaliando os diferentes causadores dessa situação.
Em seguida levantou-se o problema de resíduos sólidos nas redes de drenagem urbana partindo de pesquisa bibliográfica e também levantamento de dados em periódicos.
O problema foi constatado principalmente por meio de imagens, as quais foram analisadas pelo autor, as fotos foram obtidas durante uma visita de campo para o reconhecimento da rede de drenagem do arroio Capivara, em Porto Alegre, na ocasião da segunda etapa do Plano Diretor de Drenagem Urbana.
Quantificação e medidas de controle foi analisado as medidas estruturais e não-estruturais em países desenvolvidos e citados exemplos da utilização das medidas através de tabelas e gráficos para se ter uma análise melhor de uma amostragem de retenção e triagem de resíduos sólidos, o autor continua citando resultados de pesquisa montando tabela e analisando essas tabelas, após uma monitoração desses eventos constatado nas tabelas foi feito um mapa da área monitorada.
Apresentou uma definição de medidas estruturais e para analisar essas medidas o autor utilizara uma metodologia comparativa de dados coletados em