Engenharia
João Almeida, Gustavo Naame, Matheus Rosestolato
Curso de Engenharia Química
Física Experimental III – Turma R141Q
Faculdade SENAI CETIQT – Rio de Janeiro – RJ
Resumo. Este experimento objetiva verificar a dependência da tensão em função da corrente num resistor e determinar resistência do resistor pelo método gráfico.
.
Palavras chave: lei de Ohm, resistência, resistores.
Introdução
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
R=Vionde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V); i é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente. Um dispositivo muito utilizado em aparelhos eletrônicos, como rádios, televisores e amplificadores, que obedece à essa lei é o resistor, cuja função é controlar a intensidade de corrente elétrica que passa pelo aparelho.
2. Materiais e Métodos
a) Materiais:
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais e equipamentos para o estudo da verificação experimental de ohm. Dois Multímetros digitais, um ligado como voltímetro e outro como miliamperímetro; conjunto de resistores (primeiro resistor – vermelho, vermelho, marrom, dourado; segundo resistor - marrom,