Engenharia
Telmo Alexandre Alves Mendes
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Civil
Júri
Presidente: Doutor José Manuel Matos Noronha da Câmara Orientador: Doutor José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro Vogal: Doutor António José Luís dos Reis
Janeiro de 2010
Resumo
Os tabuleiros mistos são normalmente formados por uma estrutura de aço que funciona em conjunto com uma laje de betão superior, que constitui a plataforma rodoviária, ferroviária ou pedonal. Trata-se de uma solução estrutural que tem sido utilizada, nos últimos 50 anos, tanto em pontes de pequeno, como de médio e grande vão.
Os tabuleiros mistos aço-betão estão particularmente bem adaptados para funcionar nas zonas de vão. A laje de betão superior resiste às compressões enquanto a estrutura metálica inferior resiste às tracções geradas pelos momentos flectores positivos. No entanto, para os momentos flectores negativos das secções sobre os apoios intermédios, os tabuleiros mistos têm um funcionamento menos eficiente. Por um lado, a laje de betão à tracção tende a fissurar, sendo necessário introduzir quantidades elevadas de armadura para controlar essa fissuração. E, por outro lado, a estrutura metálica inferior necessita de travamentos que garantam a sua resistência às elevadas compressões, sem a ocorrência de instabilidade local ou global.
O tabuleiro com dupla acção mista constitui um desenvolvimento recente desta solução estrutural, em que se adiciona inferiormente à estrutura metálica uma segunda laje de betão. Pretende-se, deste modo, contribuir para estabilizar a estrutura metálica e aumentar a sua resistência, melhorando deste modo o seu funcionamento sobre os apoios intermédios.
O presente trabalho estuda estes tabuleiros mistos com dupla acção mista. Apresentam-se as tipologias das pontes mistas, os seus processos construtivos, os materiais utilizados e as regras gerais de pré-dimensionamento.